Tarifaço: 35% culpam Lula e 39% responsabilizam família Bolsonaro
Apenas 1% afirmou que todos - Lula, Bolsonaro, Eduardo e Moraes - têm culpa
Por: Manchete do Tocantins
17/08/2025 • 14h30
Na mais recente pesquisa Datafolha, 35% dos entrevistados apontaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o principal responsável pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos durante o governo Donald Trump. A tentativa do governo de associar a medida à família Bolsonaro não convenceu a maioria.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (22%) e seu filho Eduardo Bolsonaro (17%), que atua nos EUA fazendo lobby pelo endurecimento das punições contra o Brasil, aparecem em seguida. Somados, eles concentram 39% das menções como culpados pela sobretaxa.

Foto: Ricardo Stuckert
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi citado por 15% dos entrevistados como principal responsável pela medida. Outros 7% não souberam responder, enquanto 3% isentaram os nomes listados. Apenas 1% afirmou que todos - Lula, Bolsonaro, Eduardo e Moraes - têm culpa.
O levantamento ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios nos dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.