Sobe para nove o número de casos de sarampo no Tocantins
Todos os casos têm históricos de contatos com pessoas que estiveram em viagem por país onde o vírus circula
Por: Mavi Oliveira
25/07/2025 • 18h30 • Atualizado
O Tocantins confirmou nove casos de sarampo no município de Campos Lindos, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). Pelo quadro sintomático, são mais três casos, os quais não há possibilidade de testes sorológicos e mais três tiveram amostras coletadas que ainda estão em análise laboratorial.

Foto: Divulgação | Internet
Os pacientes são de uma criança de quatro anos, sexo feminino; uma adolescente de 15 anos, duas mulheres de 24 e 29 anos e dois homens de 21 e 27 anos. Os três casos clinicamente prováveis são o de um homem de 27 anos e duas crianças do sexo masculino com idades de um e três anos. Os três casos em investigação tratam-se de duas crianças do sexo feminino, ambas com um ano e uma mulher de 30 anos.
Todos os casos têm históricos de contatos com pessoas que estiveram em viagem por país onde o vírus circula. Não vacinados manifestaram sintomas clássicos e em cuidados domiciliares.
Combate ao avanço da doença
A Prefeitura de Palmas dará início neste sábado (26) a uma barreira sanitária no Terminal Rodoviário da capital. A medida tem o objetivo de alertar a população sobre os riscos da doença, promover a vacinação e ampliar a cobertura vacinal contra o vírus.
A ação ocorrerá também no domingo (27) e continuará nos dias seguintes, em dois turnos: das 7h30 às 11h30 e das 16h às 20h. Equipes da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) estarão no local para orientar passageiros e trabalhadores sobre os sintomas do sarampo, suas formas de transmissão e prevenção.
A vacina tríplice viral será aplicada gratuitamente. O imunizante protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A Semus aponta que a vacinação é a principal estratégia para evitar surtos da doença, que pode causar complicações graves, especialmente entre crianças e pessoas não imunizadas.
Brasil registra 14 casos da doença
Após a confirmação dos casos no Tocantins, o Brasil soma 14 registros de sarampo neste ano. Os outros foram registrados no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. Na região das américas, foram confirmados 7.132 casos da doença; 34 na Argentina, 34 em Belize, 60 na Bolívia, um na Costa Rica, 1.227 nos Estados Unidos, 2.597 no México e quatro no Peru. 13 pessoas morreram em decorrência da doença, nove no México, três nos Estados Unidos e um no Canadá