Domingo, 2 de novembro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

PT consolida crescimento no Tocantins e...

PT consolida crescimento no Tocantins e aposta na força de Lula para 2026

Partido tem 21 mil filiados no estado e três prefeitos eleitos

Por: Mavi Oliveira

15/10/202518h30Atualizado

A um ano das eleições de 2026, o Tocantins se prepara para uma disputa que deve ampliar o número de representantes eleitos no estado. O Partido dos Trabalhadores (PT) surge como uma das siglas mais ativas na articulação por espaço político. Em 2024, o partido elegeu três prefeitos, três vice-prefeitos e conquistou 23 cadeiras de vereadores.

Foto: Divulgação | Partido dos Trabalhadores

Foto: Divulgação | Partido dos Trabalhadores


No pleito anterior, o Republicanos liderou em número de prefeituras no Tocantins, com cerca de 40% do total. O União Brasil garantiu 37 municípios, seguido pelo Progressistas, com 15.

Em nível nacional, o PT também apresentou avanço nas eleições municipais de 2024. O partido chegou a 252 prefeituras, número superior ao registrado em 2020, embora ainda represente a terceira menor marca desde o ano 2000. Além das 248 vitórias no primeiro turno, os petistas venceram em cidades estratégicas como Fortaleza (CE), Mauá (SP), Pelotas (RS) e Camaçari (BA).

Com a proximidade das eleições presidenciais, cresce a expectativa em torno da disputa de 2026. Segundo levantamento da Quaest, divulgado em 9 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança das intenções de voto em todos os cenários avaliados.

Situação do partido no estado

Em entrevista ao Manchete do Tocantins, o presidente do PT-TO, Nile William, afirmou que o cenário favorece uma possível reeleição de Lula. “O Lula tem trabalho e entrega para o povo brasileiro, as candidaturas da direita têm o ônus de defender (o ex-presidente Jair) Bolsonaro e sua agenda que colocou o Brasil no mapa da fome, enquanto o Lula tirou”, ressaltou.

Questionado sobre uma eventual aliança com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) ou apoio à reeleição de Laurez Moreira (PSD), Nile informou que o partido busca consolidar um bloco de legendas progressistas para fortalecer o palanque de Lula. “Esse é o principal objetivo para 2026”, resumiu.

Para ele, o momento é de otimismo. “Os mais de 21 mil filiados não são apenas um número; são a prova viva de um movimento popular que se renova e se fortalece a cada dia. É a sementeira do povo, germinando em todos os 139 municípios, mostrando que as bandeiras do trabalho, da justiça social e da esperança nunca estiveram tão atuais. O crescimento orgânico das nossas bases, somado ao trabalho incansável dos nossos militantes e à recondução do companheiro Lula à presidência da República criam um cenário extremamente favorável”, afirmou.

Entre as estratégias do partido para ampliar sua base, Nile destacou o alinhamento com as ações do governo federal, enfatizando a importância de divulgar os avanços e conquistas promovidos pela gestão de Lula no Tocantins e em todo o país.

Força estadual

Para o cientista político Sérgio Roberto, o PT mantém presença histórica no Tocantins e conserva relevância no cenário local. “Nesse sentido, na correlação de forças, o partido está presente com diretórios em vários municípios. Ele tem uma característica de adesão orgânica, o que indubitavelmente faz com que perceba-se o Partido dos Trabalhadores como uma força tanto do ponto de vista representativo por suas correntes ideológicas, como também pelas pautas que ele caminha de vários segmentos. Então, hoje o partido, até por conta das últimas eleições para presidente da República, tem se demonstrado como um forte protagonista nessa ação política no estado”, avaliou.

Segundo o analista, o desempenho do presidente Lula tem reflexo direto sobre o fortalecimento da legenda. “A recuperação do presidente Lula faz com que ele se torne um ativo político muito importante. Muitos dos quadros do PT ganharão mais musculatura para pleitos estaduais e federais. Esse movimento de forças que anda ganhando o presidente repercute não só nacionalmente, mas dentro da própria questão do PT enquanto partido”, concluiu.

PT
eleições 2026
Banner
Relacionadas