Sexta-feira, 29 de agosto de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Projeto Vidas Planejadas amplia acesso a...

Projeto Vidas Planejadas amplia acesso ao DIU em todo o Tocantins

A iniciativa tem como meta reduzir os índices de mortalidade materna, fetal e infantil no Tocantins

Por: Beatriz Pontes

28/08/202509h30

O projeto Vidas Planejadas foi apresentado na reunião ordinária do Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna, Fetal e Infantil (Cepomfi), realizada na quarta-feira, 27. A iniciativa tem como meta reduzir os índices de mortalidade materna, fetal e infantil no Tocantins, ampliando o acesso ao planejamento sexual e reprodutivo, com foco no uso do dispositivo intrauterino (DIU).

Foto: Governo do Tocantins

Foto: Governo do Tocantins


Em um primeiro momento, a implantação será priorizada nos municípios impactados pela queda da ponte que liga o Tocantins ao Maranhão, mas a proposta contempla os 139 municípios do estado. Entre as ações previstas estão a publicação de um Protocolo Estadual de Inserção do DIU e a capacitação de médicos e enfermeiros para realizar o procedimento e acompanhar sua eficácia por meio de ultrassonografia.

Estudos apontam que o uso do DIU no planejamento reprodutivo pode reduzir em até 40% os óbitos maternos e fetais. Para a presidente do Cepomfi, Raquel Marques Soares, os dados reforçam a importância do projeto: “Em 100% dos óbitos analisados em 2023 e 2024, as mulheres que foram a óbito não haviam planejado sua gestação. O planejamento reprodutivo é essencial porque investiga, por meio de exames clínicos e laboratoriais, se a mulher em idade fértil tem condições adequadas de gestar”, explicou.

saúde
maternidade
Banner
Relacionadas