Quinta-feira, 27 de novembro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Presença de facções já alcança 17 municí...

Presença de facções já alcança 17 municípios do Tocantins, aponta estudo

Levantamento mostra avanço de grupos criminosos na Amazônia Legal e no estado

Por: Maria Rita Silva Sena

19/11/202510h30Atualizado

O avanço das facções criminosas na Amazônia Legal também alcança o Tocantins, que aparece no estudo com 17 dos 139 municípios afetados. O estado tem o menor percentual da região, mas registra atuação de grupos como Comando Vermelho, PCC, Amigos Do Estado, FTA e UCA.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


No total, 344 das 772 cidades da Amazônia Legal apresentaram evidências da presença de facções, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O número representa 45% dos municípios e mostra aumento de 32% em relação a 2024, quando 260 tinham registro.

Segundo o g1, a pesquisa aponta que a expansão está ligada ao controle das rotas do tráfico de drogas e a crimes locais, como o garimpo ilegal. A presença varia entre os estados, chegando a 100% no Acre e a 12% no Tocantins, conforme o levantamento.

Ao todo, 17 facções foram identificadas na Amazônia Legal, entre elas Comando Vermelho, PCC, Bonde dos 40, PCM e grupos internacionais como o Tren de Aragua e dissidências das Farc. O Comando Vermelho tem influência em 286 cidades, seja de forma dominante ou em disputa.

pcc
crime
Amazônia Legal
Banner
Relacionadas