Tocantins defende união dos estados da Amazônia Legal na COP30
Wanderlei Barbosa participou de assembleia em preparação para a COP30
Por: Beatriz Pontes
13/08/2025 • 08h30
O Governo do Tocantins reforça a importância da união entre os estados da Amazônia Legal para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro, em Belém (PA). Na terça-feira (12), o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), acompanhado do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, e do secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, participou da 1ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral dos Governadores da Amazônia Legal de 2025, que ocorreu na capital paraense.

Foto: Esequias Araújo | Governo do Tocantins
Durante o evento, o governador ressaltou que a conferência será uma oportunidade para fortalecer a agenda ambiental e ampliar o protagonismo dos estados da Amazônia Legal. “O assunto do momento é a COP30, que será realizada aqui em Belém. Entendemos a importância do apoio dos estados da Amazônia e de todo o Brasil ao Pará e ao governador Helder Barbalho para que possamos realizar a melhor COP de todos os tempos.”, salientou o chefe do Executivo.
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, o diálogo integrado entre os estados amazônicos é essencial. “É fundamental que os governadores da Amazônia Legal se reúnam para alinhar ações e fortalecer o Brasil. Este encontro é uma oportunidade estratégica para definirmos prioridades, apresentarmos conquistas e mostrarmos ao mundo que nossa região está unida e comprometida com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental”, frisou o secretário.
Anfitrião do encontro, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), destacou a importância da articulação regional. “Tivemos a oportunidade de reunir o consórcio para debater parcerias e apontamentos estratégicos para consolidar as políticas dos estados da Amazônia em diversas agendas, desde a produção e sustentabilidade até a participação dos estados na COP30, aqui em Belém, para que possamos defender as estratégias prioritárias dos estados da Amazônia e destacar a força da nossa região.”
A reunião foi promovida pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL), que reúne todos os estados da Região Norte, além de Mato Grosso e Maranhão.
Sobre a COP
Realizada anualmente, a COP reúne líderes mundiais, cientistas, ONGs e representantes da sociedade civil para debater ações contra as mudanças climáticas. Reconhecida como um dos principais eventos globais sobre o tema, a COP30 acontecerá de 10 a 21 de novembro deste ano, em Belém (PA).