Quinta-feira, 14 de agosto de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Tocantins defende união dos estados da A...

Tocantins defende união dos estados da Amazônia Legal na COP30

Wanderlei Barbosa participou de assembleia em preparação para a COP30

Por: Beatriz Pontes

13/08/202508h30

O Governo do Tocantins reforça a importância da união entre os estados da Amazônia Legal para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro, em Belém (PA). Na terça-feira (12), o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), acompanhado do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, e do secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, participou da 1ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral dos Governadores da Amazônia Legal de 2025, que ocorreu na capital paraense.

Foto: Esequias Araújo | Governo do Tocantins

Foto: Esequias Araújo | Governo do Tocantins


Durante o evento, o governador ressaltou que a conferência será uma oportunidade para fortalecer a agenda ambiental e ampliar o protagonismo dos estados da Amazônia Legal. “O assunto do momento é a COP30, que será realizada aqui em Belém. Entendemos a importância do apoio dos estados da Amazônia e de todo o Brasil ao Pará e ao governador Helder Barbalho para que possamos realizar a melhor COP de todos os tempos.”, salientou o chefe do Executivo.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, o diálogo integrado entre os estados amazônicos é essencial. “É fundamental que os governadores da Amazônia Legal se reúnam para alinhar ações e fortalecer o Brasil. Este encontro é uma oportunidade estratégica para definirmos prioridades, apresentarmos conquistas e mostrarmos ao mundo que nossa região está unida e comprometida com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental”, frisou  o secretário. 

Anfitrião do encontro, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), destacou a importância da articulação regional. “Tivemos a oportunidade de reunir o consórcio para debater parcerias e apontamentos estratégicos para consolidar as políticas dos estados da Amazônia em diversas agendas, desde a produção e sustentabilidade até a participação dos estados na COP30, aqui em Belém, para que possamos defender as estratégias prioritárias dos estados da Amazônia e destacar a força da nossa região.”

A reunião foi promovida pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL), que reúne todos os estados da Região Norte, além de Mato Grosso e Maranhão.

Sobre a COP

Realizada anualmente, a COP reúne líderes mundiais, cientistas, ONGs e representantes da sociedade civil para debater ações contra as mudanças climáticas. Reconhecida como um dos principais eventos globais sobre o tema, a COP30 acontecerá de 10 a 21 de novembro deste ano, em Belém (PA).

cop30
Amazônia Legal
Banner