Políticos do Tocantins se manifestam após eleição do novo papa
Ex-senadora celebra escolha de Robert Francis Prevost como pontífice e ironiza ex-presidente
Por: Manchete do Tocantins
08/05/2025 • 17h00 • Atualizado
A escolha do cardeal americano Robert Francis Prevost como novo papa, nesta quinta-feira (8), gerou reações de autoridades tocantinenses. O religioso adotou o nome de papa Leão XIV e sucede o papa Francisco, que faleceu recentemente.
Entre as manifestações, a ex-senadora Kátia Abreu (PP) e o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira (PDT), celebraram a decisão do conclave.

Foto: Arquivo Pessoal
Pelas redes sociais, o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, disse receber com alegria e oração a notícia da eleição. Ele destacou que o papa Leão XIV assume “uma missão grandiosa” e desejou que seu pontificado siga o legado de humildade, misericórdia e compromisso com os pobres deixado por Francisco.
Em outra publicação, Kátia Abreu afirmou que “Trump irá enfrentar um enviado de Deus”, referindo-se ao novo pontífice como símbolo espiritual oposto ao ex-presidente americano. Ela elogiou a escolha do Vaticano e escreveu: “Viva o novo Papa! Papa Francisco deve estar em paz”
Prevost foi eleito após dois dias de conclave no Vaticano e escolheu o nome de Leão XIV. Ele é o primeiro papa nascido nos Estados Unidos e também possui cidadania peruana.
A publicação de Kátia Abreu gerou reações nas redes sociais, tanto de apoio quanto de críticas, e se insere entre os comentários políticos sobre o simbolismo da escolha de um papa norte-americano em um momento de tensões globais.