Polícia deflagra ação contra facção paulista radicada em Paraíso do Tocantins
Operação Rasante cumpriu um mandado de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão
Por: Manchete do Tocantins
30/04/2025 • 08h36
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30), uma operação contra a célula de facção paulista radicada em Paraíso do Tocantins. A ação batizada Operação Rasante cumpriu um mandado de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão em endereços de investigados por integrar a organização criminosa suspeitos
O mandado de prisão foi cumprido contra V.H.A.G., 27 anos. O delegado Antonio Onofre Oliveira da Silva Filho disse que a organização criminosa comete torturas contra usuários de drogas e é responsável por um homicídio ocorrido em janeiro deste ano.

Foto: Divulgação
"No curso das investigações, foi apurado que após os faccionados Solução e Atribulado terem assassinado um companheiro, no caso o Roy, sem o aval da cúpula da facção, as lideranças regionais realizaram um procedimento interno para apurar a conduta destes membros aplicando a eles o 'afastamento' das funções do cargo na Orcrim, materializando uma espécie de Procedimento Administrativo Disciplinar da facção, como se fossem um funcionário público", disse ele.
Segundo os investigadores, a organização criminosa vêm sendo responsáveis pelos mais diversos crimes ocorridos na região de Paraíso do Tocantins, incluindo furtos, roubos de valores e de armas de fogo. "As vítimas, em sua maioria usuários de drogas, são submetidas a espancamento denominado 'madeirada', bem como outras formas de tortura extremamente violentas", afirmou o delegado.
O termo rasante refere-se a uma espécie de reunião regular, geralmente diária, que é destinada ao alinhamento de estratégias, monitoramento de condutas internas e planejamento detalhado de futuras ações criminosas conjuntas.