O que fazer após ser mordido por uma piranha
Espécie age por instinto protetivo, especialmente em relação a prole, diz especialista
Por: Mavi Oliveira
14/07/2025 • 15h00 • Atualizado
O aumento dos ataques de piranha na Praia do Cajú em Palmas leva muitos banhistas e curiosos a se perguntar sobre o que fazer ao ser mordido por uma piranha. A presença de filhotes da espécie, alimentos na água e descarte irregular de comida atrai os peixes.

Foto: Pixabay
Ao ser mordido por uma piranha, a região deve ser lavada com água e sabão durante dez minutos para evitar uma infecção bacteriana. Caso a mordida seja profunda, deve-se procurar um posto de saúde para a assepsia da ferida e para tomar a vacina antitetânica.
Instinto protetivo
O doutor em Ecologia e professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Carlos Sérgio Agostinho, explica que as piranhas agem por instinto protetivo, especialmente em relação aos filhotes.
"Geralmente a mordida ocorre nos pés e cada banhista é mordido apenas uma vez. As piranhas apresentam diferentes graus de agressividade diante da chegada de um possível predador. Felizmente, as espécies de piranhas mais agressivas são as de pequeno e médio porte. A piranha de maior porte, apesar e cuidar da prole, abandona a prole quando um predador de grande porte se aproxima", detalha.