MSF denuncia: Trump pode restringir acesso de brasileiros a remédios
Médicos Sem Fronteiras envia carta denunciando disputa por patentes
Por: Manchete do Tocantins
25/08/2025 • 11h00 • Atualizado
A entidade humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) enviou uma carta ao governo dos Estados Unidos denunciando a pressão de autoridades norte-americanas contra a política de patentes na área da saúde no Brasil. Segundo a entidade, essa interferência ameaça o acesso a medicamentos, especialmente para populações vulneráveis. A carta, obtida pelo pelo portal UOL, foi enviada em 18 de agosto.

Foto: Divulgação | The White House
Entre os remédios que podem ser impactados estão a versão genérica do lenacapavir, usado na prevenção de longa duração do HIV; a versão genérica da bedaquilina, indicada para tuberculose resistente; além de medicamentos para o tratamento do diabetes.
Em julho deste ano, o Governo de Donald Trump abriu investigação contra o Brasil por supostas violações na área comercial. De acordo com a Casa Branca, o Brasil adota práticas comerciais que discriminam ou restringem ilegalmente o comércio dos Estados Unidos com o país. Entre os tópicos investigados, estão as patentes na área de saúde.
Para o MSF, a medida pode limitar o acesso a medicamentos genéricos no Brasil e comprometer o desenvolvimento da indústria nacional de medicamentos.