Segunda-feira, 21 de julho de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Lula diz que ministros do STF foram víti...

Lula diz que ministros do STF foram vítimas de mais uma medida arbitrária dos EUA

Presidente afirmou que interferências do país americano no Brasil são inaceitáveis

Por: Elisa Calmon/Estadão Conteúdo

19/07/202511h30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou neste sábado (19), por meio das redes sociais e nota do Palácio do Planalto, sobre a suspensão dos vistos americanos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Lula declarou apoio aos ministros, classificou a medida como arbitrária e criticou o que considera ser uma interferência internacional no sistema judiciário brasileiro.

Foto: Ricardo Stuckert | PR

Foto: Ricardo Stuckert | PR


"Minha solidariedade e apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal atingidos por mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos", afirmou o presidente em publicação na rede social X.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18) a revogação imediata do visto do STF Alexandre de Moraes, de seus "aliados no tribunal" e de seus familiares próximos, com efeito imediato. A declaração foi feita nas redes sociais, após a decisão que determinou uma série de medidas restritivas ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A publicação não informa quais seriam os "aliados" de Moraes na Corte.

Na postagem, Lula afirmou ainda que a interferência de um país no sistema de Justiça de outro é "inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações". O presidente finalizou dizendo que "nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito".

presidência
stf
Banner
Relacionadas