Centrão mira Tarcísio como candidato e cobra de Bolsonaro aval para sucessão
Articulação para convencer Bolsonaro a endossar Tarcísio como seu sucessor ganhou força
Por: Manchete do Tocantins
14/09/2025 • 16h00
Com a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, a ala oposicionista do Centrão intensificou a pressão para que ele defina um sucessor político de fora de sua família antes da possível transição para o regime fechado.
Conforme publicado pelo O Globo, parlamentares próximos a Bolsonaro esperam que ele emita sinais mais claros sobre a sucessão presidencial de 2026 enquanto ainda cumpre prisão domiciliar. Em paralelo, líderes de partidos do Centrão atuam para construir uma candidatura de direita que não inclua nomes da família Bolsonaro.
A reportagem do O Globo aponta que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o nome preferido de importantes dirigentes do bloco, como os presidentes do União Brasil, Antonio Rueda, e do PP, Ciro Nogueira. Com o fim do julgamento, a articulação para convencer Bolsonaro a endossar Tarcísio como seu sucessor ganhou força, de acordo com interlocutores ouvidos pelo jornal.