Artesanato tocantinense ganha destaque nacional na 25ª edição da Fenearte
A Feira Nacional de Negócio do Artesanato acontece em Olinda (PE) e segue com atividades até o dia 20 de julho
Por: Beatriz Pontes
15/07/2025 • 10h40 • Atualizado
O artesanato tocantinense ganhou destaque nacional na 25ª edição da Feira Nacional de Negócio do Artesanato (Fenearte), que começou na última quarta-feira (9) em Olinda (PE) e segue com atividades até o dia 20 de julho.

Foto: Paulo Gualberto | Governo do Tocantins
O trabalho em capim dourado realizado pela artesã Eliene Bispo, representante da Associação Dianapolina de Artesãos, está entre os destaques do estande do Tocantins no evento. Eliene produz mandalas, colares de mesa e porta-joias em capim dourado e já exporta para sete países.
O apoio técnico especializado e a profissionalização dos artesãos foram pontos destacados pela especialista em competitividade da ApexBrasil, Adamita Mizuno. “Para realizar uma exportação, é necessário planejamento e preparação. Participar da Fenearte já é um passo importante nesse caminho, pois permite aos artesãos desenvolverem competências e fortalecerem sua competitividade para o processo de vendas, inclusive no mercado nacional”, destaca.
Adamita Mizuno informa ainda sobre o programa Brasil Feito à Mão, programa exclusivo de apoio ao artesanato. A iniciativa é da ApexBrasil e oferece desde cursos gratuitos até consultorias de apoio logístico.
O secretário nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual, Milton Coelho, foi uma das personalidades a reconhecer a alta qualidade das peças produzidas no estado. “Como secretário nacional do Artesanato, tenho uma alegria imensa de estar aqui no estande do Tocantins. O Estado produz um artesanato de alta qualidade, que expressa com arte a sua identidade. O Governo do Tocantins tem dado um apoio importante para a participação nas feiras nacionais, e isso também impacta positivamente a economia brasileira, já que o artesanato gera renda para muitas famílias e núcleos produtivos. É algo que nos enche de alegria”, afirmou o secretário.