Alunos de Palmas avançam para a etapa final da Olimpíada de Matemática
É a primeira vez que estudantes do Tocantins chegam à final da competição
Por: Beatriz Pontes
06/08/2025 • 10h30
Estudantes de Palas se classificam para a última fase da 41ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), que acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro em Campinas (SP). Essa é a primeira vez que alunos do Tocantins avançam para as retas finais da competição.

Foto: Divulgação
A conquista é da equipe formada pelos alunos da Escola Municipal Henrique Talone Pinheiro, Maria Luisa de Oliveira Cerezoli, Felipe Leal Paula Machado e Heloísa Helena Rodrigues Ribeiro e pelo professor de matemática Rodrigo Mota.
Criada em 1985 pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) a competição científica é voltada para estudantes da rede pública, privada e de institutos federais, a iniciativa tem como objetivo estimular o raciocínio lógico, a criatividade e a perseverança por meio de desafios matemáticos. A olimpíada é composta por três fases em equipe e uma fase individual, todas com provas dissertativas.
A finalista Heloísa Helena afirma que o grupo está determinado a trazer a medalha para Palmas. “Estamos confiantes e vamos para Campinas em busca do ouro”, declarou. Danilo Leal, pai de Felipe, também celebrou o feito. “É um motivo de orgulho ver meu filho avançando mais essa etapa, seguindo com foco e dedicação. Parabenizo todos os profissionais da escola que cuidam desse projeto com a importância que ele merece. É uma iniciativa que estimula a competitividade e transforma a mente desses jovens”, destacou.
A diretora da escola, Kássia Carla Fernandes, frisou o impacto da conquista. “Estamos vivendo um momento extremamente feliz. Saber que nossos alunos concorreram com estudantes de escolas particulares, institutos federais e outras escolas públicas e que são os únicos representantes do Tocantins na fase final da olimpíada. Isso mostra o comprometimento da nossa equipe, dos professores e das famílias. É uma grande vitória que demonstra a qualidade e o comprometimento da educação pública”, celebrou.
“Temos na nossa rede municipal alunos com alto nível de comprometimento e capacidade, isso tudo nos enche de orgulho”, destacou o orientador do grupo Rodrigo Mota.
A OMU
A OMU é destinada a estudantes do ensino fundamental e médio, organizados em dois níveis: Alfa (do 6º ao 9º ano) e Beta (ensino médio). As duas primeiras fases da competição são realizadas on-line, enquanto a terceira ocorre presencialmente na Unicamp. Os participantes do nível Beta que completam todas as etapas em equipe são convidados a participar de uma fase individual, também presencial.