'Trump dos Trópicos': Bolsonaro ilustra nova capa do The Economist
O jornal britânico afirma que o Brasil dá uma lição de democracia aos Estados Unidos
Por: Beatriz Pontes
28/08/2025 • 11h00 • Atualizado
A revista britânica “The Economist”, publicada nesta quinta-feira (28), traz como matéria de capa o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que começa na próxima terça (2). Na ilustração, Bolsonaro aparece com o rosto pintado com as cores da bandeira brasileira e com um chapéu que remete ao usado pelo “viking do Capitólio”, figura da extrema direita estadunidense que ganhou notoriedade em 2021 após a invasão ao Congresso americano em apoio a Trump.

Foto: Reprodução
A divulgação da nova edição nas redes sociais apresenta a afirmação: "O Brasil oferece uma lição de democracia para uma América que está se tornando mais corrupta, protecionista e autoritária."
Às vésperas do julgamento por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro, em prisão domiciliar, é descrito pela revista como um político “polarizador” e apelidado de “Trump dos Trópicos”. Segundo a reportagem, ele e seus aliados “provavelmente serão considerados culpados” pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A revista ainda afirma que “o golpe fracassou por incompetência, e não por falta de intenção.”
A matéria elogiou o posicionamento do Brasil em meio ao que chama de “febre popoulista” e cita o aumento do extremismo em países como os Estados Unidos e o Reino Unido. Entre os argumentos apresentados para justificar a manchete, "O que o Brasil pode ensinar para a América", a revista enumera ações recentes do governo Donald Trump.