Terça-feira, 20 de maio de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Suposto caso de gripe aviária em Aguiarn...

Suposto caso de gripe aviária em Aguiarnópolis é descartado

Serviço Veterinário Oficial do Tocantins estava investigando uma possível contaminação

Por: Mavi Oliveira

19/05/202515h30Atualizado

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) informa, nesta segunda-feira (19), que o suposto caso de gripe aviária em um abatedouro avícola no município de Aguiarnópolis foi descartado. O consumo de carne e ovos segue seguro. O Serviço Veterinário Oficial do Tocantins estava investigando uma possível contaminação da doença na cidade.

Foto: Arquivo | Agência Brasil

Foto: Arquivo | Agência Brasil


O Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adapec detectou, em inspeção de rotina, em um lote de 40 mil aves, sete animais com sintomas compatíveis com a Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves. Logo, as amostras foram coletadas e enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Campinas (SP).

O resultado, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no domingo (18) descartou a presença dos vírus da gripe aviária (H5N1 e H7N9) de alta patogenicidade. O material analisado detectou a presença de influenza A de baixa patogenicidade.

Preventivamente, a propriedade foi interditada, sem a presença de animais, e as carcaças do lote foram isoladas no abatedouro até o fim da averiguação. As medidas seguem os protocolos sanitários estabelecidos, dentro da normalidade e das rotinas técnicas da Agência.

gripe aviária
saúde
Banner
Relacionadas