Sábado, 10 de maio de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Araguaína emite alerta por aumento de vi...

Araguaína emite alerta por aumento de viroses e sobrecarga no atendimento infantil

Baixa adesão à vacinação e alta de casos respiratórios provocam lotação no Hospital Municipal e reforço nas ações de imunização em escolas

Por: Manchete do Tocantins

08/05/202514h10

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de Araguaína emitiu alerta sobre o aumento de viroses e síndromes respiratórias, principalmente em crianças. O pico ocorre entre março e maio, com Influenza, VSR e Rinovírus entre os principais causadores. A vacinação é apontada como principal forma de prevenção, mas apenas 69,5% das crianças menores de cinco anos foram imunizadas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


A Prefeitura disponibiliza vacinas nas 22 UBSs e, até 30 de maio, realiza a Estratégia de Vacinação nas Escolas. Pais devem enviar autorização e cartão de vacinação para que os alunos sejam imunizados nas unidades de ensino. A secretária Ana Paula Abadia reforça o pedido para que os responsáveis vacinem seus filhos.

O Pronto Atendimento Infantil (PAI) registrou mais de 9 mil atendimentos em março e abril, a maioria por síndromes respiratórias. Com o aumento da demanda, foram implantadas medidas como reforço médico, fisioterapia respiratória e abertura de 10 leitos extras. O Hospital Municipal opera com lotação máxima, mantendo cirurgias pediátricas e recebendo pacientes de outras cidades.

araguaina
saúde
Banner
Relacionadas