Alerta no Tocantins: caso suspeito de gripe aviária é registrado
Impacto financeiro mensal pode alcançar US$ 250 milhões por causa da doença no país
Por: Manchete do Tocantins
19/05/2025 • 08h00
O Serviço Veterinário Oficial do Tocantins investiga um possível caso de gripe aviária no município de Aguiarnópolis, localizado a 500 quilômetros de Palmas. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal Valor Econômico.
O painel de monitoramento de síndromes respiratórias em aves do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) aponta para outra suspeita em uma criação comercial situada em Ipumirim, Santa Catarina.

Foto: Arquivo | Agência Brasil
Essas investigações ocorrem em um momento delicado para o setor avícola brasileiro. Na última semana, a Coreia do Sul anunciou a suspensão das importações de carne de frango do Brasil, seguindo o movimento de outros importantes compradores como a União Europeia, China, Canadá, Argentina, México, Chile, Uruguai e África do Sul.
A decisão sul-coreana foi motivada pela confirmação do primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Embora a indústria não tenha divulgado projeções oficiais sobre as perdas nas exportações, uma fonte governamental estima que o impacto financeiro mensal possa alcançar US$ 250 milhões, o que representa um volume de aproximadamente 150 mil toneladas de carne de frango.