STJ revoga medidas cautelares contra Mauro Carlesse
Decisao tambem beneficia o ex-secretario e sobrinho do politico Claudinei Quaresemin
Por: Manchete do Tocantins
04/10/2025 • 08h30 • Atualizado
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) revogou as medidas cautelares impostas ao ex-governador Mauro Carlesse (Agir) e ao ex-secretário Claudinei Quaresemin. A decisão, assinada pelo ministro Mauro Campbell nesta sexta-feira (3), derruba obrigações como comparecimento bimestral em juízo, restrição de viagens, proibição de contato com investigados e impedimento de exercer cargo público. As informações são do g1.

Foto: Antonio Gonçalves | Governo do Tocantins
Carlesse havia sido preso preventivamente em dezembro de 2024, na zona rural de São Valério, acusado de envolvimento em esquema de corrupção e suspeito de planejar fuga internacional com o sobrinho. Segundo as investigações, eles já teriam organizado documentos e residência no Uruguai e na Itália. A defesa do ex-governador sustentou que a prisão foi “injusta e sem provas”, e que a decisão judicial se baseava em elementos considerados inválidos.
Ao acolher os pedidos, o ministro entendeu que as provas colhidas na busca e apreensão não eram suficientes para justificar a prisão preventiva. No entanto, o STJ rejeitou o pedido de anulação da denúncia apresentado por Quaresemin, mantendo a ação penal em andamento. A defesa dele não foi localizada.