Quinta-feira, 1 de maio de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Moradores de Palmas reclamam da dificuld...

Moradores de Palmas reclamam da dificuldade de agendar castração de animais

Site Castra Pet foi lançado pela prefeitura da capital em novembro do ano passado

Por: Mavi Oliveira

22/01/202516h08Atualizado

Moradores de Palmas têm reclamado sobre o funcionamento do site Castra Pet nas últimas semanas, alegando burocracia e dificuldade para anexar os documentos exigidos. Leitores do Manchete do Tocantins relataram que não conseguiram agendar o serviço por causa da instabilidade. O site foi lançado em novembro do ano passado pela prefeitura de Palmas, com o objetivo de oferecer o serviço de castração gratuita para cães e gatos. 

Um dos cachorros que Nilzza alimenta | Foto: Arquivo pessoal

Um dos cachorros que Nilzza alimenta | Foto: Arquivo pessoal


A pedagoga Carlucia da Silva afirmou não ter conseguido vaga por causa das dificuldades para enviar os documentos no cadastro. "Não consegui enviar os documentos em PDF que pediam pra anexar", relatou. A moradora disse que vai esperar a nova data para tentar realizar o agendamento.

A empresária Nilzza de Paula contou que seu esposo também não conseguiu o agendamento. "Meu esposo desistiu porque é muita burocracia, aí ele desistiu". Nilzza relatou que é dona de uma cadela e de mais seis outras cadelas de rua. Ela também alimenta outros pets que passam perto de casa.

O Manchete do Tocantins entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que afirmou que a falta de vagas se deve à alta demanda. "A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) esclarece que devido à alta demanda por castrações, as vagas são preenchidas rapidamente nas primeiras horas após a abertura da agenda, que ocorre sempre a partir das 8h do primeiro dia de agendamento", diz trecho da nota.

A pasta disse que a próxima agenda será aberta no dia 27 de janeiro e que a realização dos procedimentos está prevista para fevereiro.  Para fazer o agendamento, é necessário realizar um cadastro e enviar os documentos. O sistema aceita arquivos PDF ou imagem nos formatos jpeg, gif, png, jpg, com no máximo 1MB de tamanho. A secretaria também disse que destinará um percentual de vagas para tutores de pets residentes em áreas classificadas como de alto risco para leihsmaniose visceral.

tocantins
castração
Banner
Relacionadas