Sábado, 2 de agosto de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Curta de alunos de Palmas é selecionado...

Curta de alunos de Palmas é selecionado para festival no Uruguai

A produção foi selecionada para a 15ª edição do Festival de Cinema Estudantil do Uruguai (Fenacies)

Por: Beatriz Pontes

01/08/202508h30Atualizado

O curta-metragem ‘Dançando pelos Tesouros do Tocantins: História, Arte e Cultura’, produzido por estudantes da rede municipal de ensino de Palmas, foi selecionado para a 15ª edição do Festival de Cinema Estudantil do Uruguai (Fenacies), festival de audiovisual voltado para estudantes. A exibição dos filmes selecionados acontecerão entre os dias 4 e 10 de setembro em Montevidéu, Uruguai.

Foto: Dvulgação | Instagram

Foto: Dvulgação | Instagram


A produção é resultado do trabalho dos alunos da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, João Paulo Herondino de Sousa, Ana Beatriz Tavares Coutinho, Lisandra Ayres do Nascimento, Ana Laura Franco Zeni Bazotti, Mariana Salles Rassati e Julia Gomes Rodrigues da Silva, que se dividiram entre bastidores e atuação. Além da participação do professor Dayvid Carvalho, coordenador da produção e representante da equipe. 

Com  a seleção para o festival, o curta irá concorrer com participantes de Porto Rico, Argentina, Colômbia, Espanha, Irã, França, México, Equador, Perú, Paquistão e diversos estados brasileiros. 

“Ser selecionado para um festival de tamanha relevância é mais do que uma conquista, é a prova viva de que nossos alunos, nossa escola e a educação de Palmas estão no caminho certo. Essa vitória revela que a educação transcende as paredes da sala de aula. Rompe barreiras, transforma realidades e mostra que, quando há trabalho em equipe, dedicação e protagonismo juvenil, os resultados são extraordinários”, relata o professor Dayvid Carvalho.

Fenacies

Criado em 2011, o Fenacies é uma organização sem fins lucrativos dedicada à realização de um festival de cinema voltado à valorização da criatividade e do esforço de jovens realizadores. Desde sua fundação, o evento foi reconhecido como de interesse educativo pelo Conselho de Educação Primária, de interesse cultural pelo Ministério da Educação e Cultura, e de interesse turístico pelo Ministério de Turismo e Esporte do Uruguai. Desde 2015, conta também com o apoio institucional da UNESCO.

filme
tocantins
Banner
Relacionadas