Sexta-feira, 11 de julho de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Por que Ivete Sangalo está sendo process...

Por que Ivete Sangalo está sendo processada pelo Grupo Clareou? Entenda

Nome da nova turnê da cantora gerou disputa judicial

Por: Erem Carla/Estadão Conteúdo

10/07/202515h30

A estreia da nova turnê de Ivete Sangalo, intitulada Ivete Clareou, movimentou o cenário musical nos últimos dias. O nome do projeto acabou gerando uma disputa judicial entre a cantora baiana e o Grupo Clareou, banda carioca de samba fundada em 2010, que acusa Ivete de uso indevido da marca registrada.

Foto: Divulgação | Rafa Mattei

Foto: Divulgação | Rafa Mattei


Entenda a polêmica

Na última terça-feira (8) o Grupo Clareou publicou uma nota oficial anunciando que tomará medidas administrativas e judiciais contra Ivete Sangalo e sua equipe. O motivo seria o uso do termo "Clareou" na nova turnê da cantora, que, segundo os músicos, fere as regras do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

O grupo alega que detém a exclusividade sobre o uso da marca "Clareou" no segmento de entretenimento e atividades musicais desde 2010. Ainda segundo a nota, a equipe da artista teria solicitado o registro das marcas "Clareou" e "Ivete Clareou" junto ao INPI na mesma categoria já ocupada pelo grupo, o que, na visão da banda, configuraria concorrência desleal.

O Clareou afirma ter buscado um diálogo amigável, mas que não houve acordo. Em resposta à frustração, o grupo declarou que está acionando a justiça para preservar seus direitos legais e a integridade de sua trajetória no cenário do samba nacional.

Fundado no Rio de Janeiro em 2010, o Grupo Clareou é conhecido no cenário do samba e pagode, com hits como Marra de Durão, Só Penso Em Lar e Posso Te Chamar de Mô. A formação atual conta com Branco nos vocais, Anderson Mendonça (Buiu) no pandeiro, Fernando (Mellete) no tantan e Juninho de Jesus no banjo.

O que diz a equipe de Ivete Sangalo?

A produtora Super Sounds, responsável pela turnê de Ivete, afirmou em nota que o uso da marca Ivete Clareou é legítimo e que não há qualquer ligação com o grupo carioca. Segundo a empresa, o Grupo Clareou possui registro apenas da expressão "Grupo Clareou", não tendo, portanto, exclusividade sobre a palavra isolada "Clareou", que seria de uso comum na língua portuguesa.

A produtora também destacou que, mesmo sem considerar que houve infração legal, tentou uma negociação com os representantes do grupo. No entanto, afirma que a contraproposta envolvia valores considerados "astronômicos", o que inviabilizou o acordo.

Ainda na madrugada dessa quarta-feira (9) Ivete Sangalo compartilhou um vídeo em que aparece andando a cavalo ao som da música Clareou, de Xande de Pilares. A publicação foi interpretada por parte do público como uma possível indireta à polêmica.

A turnê 'Ivete Clareou'

Anunciada como uma homenagem à cantora Clara Nunes, a turnê Ivete Clareou marca a incursão de Ivete Sangalo pelo universo do samba. A proposta é reunir releituras de clássicos do gênero e canções autorais.

As apresentações estão marcadas para algumas das principais capitais do País:

25/10 - São Paulo - Jockey Clube

01/11 - Belo Horizonte - Área Externa do Mineirinho

22/11 - Rio de Janeiro - Marina da Glória

30/11 - Salvador - WET

13/12 - Porto Alegre - Parque Harmonia

famosos
justiça
Banner
Relacionadas