Paulo Vieira critica empresas por abandonar pautas de diversidade
Segundo ele, empresários buscavam diversidade visando lucro
Por: Beatriz Pontes
29/08/2025 • 12h00
O comediante Paulo Vieira publicou uma nota em suas redes sociais criticando a postura de algumas empresas que, segundo ele, estão abandonando políticas de representatividade. Para o ator, enquanto era lucrativo investir em diversidade, muitas marcas adotavam essa pauta.

Foto: Reprodução | Instagram
Ele destacou que, na época, as decisões empresariais em prol da diversidade eram “travestidas de humanidade”. No entanto, assim que o mercado passou a se inclinar para um viés mais conservador, essas mesmas empresas mudaram de postura.
Ao encerrar sua reflexão, o humorista reforçou a importância da diversidade em espaços de representatividade, mas ressaltou que mudanças reais só acontecem através da política: “É por isso que um negro candidato a vereador é mais importante que eu”, escreveu.
Veja a nota na íntegra:
A maioria das empresas que fizeram avanços na representatividade estão retrocedendo. E isso acontece porque elas não foram convencidas de que isso era o certo e o melhor a se fazer, mas de que era mais lucrativo. Decisões mercadológicas travestidas de humanidade. Agora que o mercado balançou pro outro lado, todo mundo balançou também. E vai cair muita gente. Vai cair quem não tem raiz no topo, que “não era pra estar”, os recentes. É por isso que é muito importante a gente estar em espaços de representação…mas o avanço, AVANÇO MESMO, vem pela política. É no Congresso, na lei, no papel. É por isso que um negro cadidato a vereador é mais importante que eu.