Estudantes de Paranã representam TO em competição de tecnologia em SP
A Semana Escola Avançada de Tecnologia acontece em São José dos Campos, SP
Por: Beatriz Pontes
17/07/2025 • 11h30 • Atualizado
Estudantes de colégio em Paranã, no interior do Tocantins, representam o estado na Semana Escola Avançada de Tecnologia, em São José dos Campos (SP). O evento, que acontece entre os dias 15 e 18 de julho, é uma das atividades da Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT).

Foto: Foto: Divulgação | Seduc | Governo do Tocantins
O grupo de alunos do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco estão em São Paulo apresentando o projeto “Rota Segura: aplicativo de alerta para a prevenção de acidentes com animais nas estradas”.
O professor orientador do projeto Waldisney explica mais sobre o aplicativo. “Os nossos alunos desenvolveram um aplicativo interessante, voltado mais para a segurança e questões sociais. O aplicativo tem o objetivo de reduzir acidentes e oferecer mais segurança nas estradas”, relatou.
A Semana Escola Avança de Tecnologia é um dos maiores eventos de tecnologia educacional da América Latina, reunindo cerca de 500 estudantes e professores de diversas regiões do Brasil.
O evento que já está em sua 4ª edição promove a imersão tecnológica através da participação em oficinas, palestras e troca de experiências entre os participantes.
O grupo de estudantes tocantinenses foi batizado de “Quarteto Fantástico” e é composto pelos alunos Marcivânio Izídio de Souza, Genilson Rodrigues Póvoa, Glenda Lorrane Ribeiro da Cruz e Maristela Mariano Ferreira e os professores Waldisney Gonçalves de Almeida e Zelina da Cruz Rocha.
Para a estudante Maristela, 17 anos, o contato com estudantes de outros estados tem sido fundamental para ampliar horizontes e perspectivas para o futuro. “Participar da Semana EAT em São Paulo está sendo uma experiência incrível e repleta de oportunidades surreais. Mostrar para o Brasil o projeto que produzimos há alguns dias é gratificante. Nosso aplicativo tem grande potencial, trabalhamos muito na sua elaboração. O contato com estudantes de outros estados tem sido fundamental para ampliar horizontes e mudar minhas perspectivas sobre o futuro”, destacou a adolescente.