Djamila Ribeiro elogia Tocantins após visita ao Jalapão e comunidades quilombolas
Em abril, Djamila Ribeiro visitou o estado para participar do I Seminário de Educação Antirracista em Palmas
Por: Manchete do Tocantins
03/05/2025 • 12h34 • Atualizado
Em sua primeira visita ao Tocantins, a filósofa, escritora e colunista Djamila Ribeiro elogiou a diversidade cultural, as belezas naturais e o respeito às comunidades tradicionais do estado. A passagem foi relatada em artigo publicado na Folha de S.Paulo, no qual ela descreveu experiências vividas em Palmas, Natividade, no Jalapão e nas Serras Gerais.

Foto: Divulgação
Djamila realizou sua primeira visita ao estado nos dias 15 e 16 de abril para participar do I Seminário de Educação Antirracista do Estado, em Palmas. Durante o evento, ela dialogou com educadores da rede pública estadual e foi recebida por representantes da comunidade de Natividade, onde teve a oportunidade de aprender e dançar o Suça, dança tradicional da região.
“Foi uma experiência única e emocionante. O Tocantins é um lugar de muita magia, de cultura viva e de resistência. As comunidades quilombolas, os educadores comprometidos e as belezas naturais mostram a potência que existe nesse território tão especial”, escreveu em seu artigo.
A filósofa também percorreu paisagens naturais do estado, como o fervedouro Bela Vista, em São Félix do Tocantins, e o Cânion Encantado, nas Serras Gerais. Em sua coluna, elogiou o atual governo do Tocantins pela retomada de projetos de forma participativa, com escuta às comunidades locais, após a suspensão de concessões feitas sem consulta pública. Djamila recomendou a visita ao estado, que, segundo ela, é "um lugar de muita magia".
Djamila Ribeiro
tocantins
Relacionadas