Quinta-feira, 22 de maio de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Creme dental da Colgate é interditado pe...

Creme dental da Colgate é interditado pela Anvisa após reações de clientes

Cerca de oito notificações envolvendo 13 casos de "eventos adversos" com o produto foram registrados entre janeiro e março de 2025

Por: Mavi Oliveira

27/03/202517h00

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou nessa quarta-feira (26) que todas as pastas dentais da linha Colgate Clean Mint sejam interditadas após casos de reações adversas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Interdição de produto tem prazo de 90 dias, segundo a Anvisa. Há espaço para que a Colgate recorra da decisão pela ação ser cautelar.

Cerca de oito notificações envolvendo 13 casos de "eventos adversos" com o produto foram registrados entre 1° de janeiro e 19 de março de 2025, segundo a Anvisa. Inchaço (amígdalas, lábios e mucosa oral), sensação de ardência e dormência nos lábios estão entre os sintomas relatados.

A pasta Colgate Total Prevenção Ativa, uma nova versão da Colgate Total 12, mudou a fórmula. O creme utiliza fluoreto de estranho, enquanto a versão antiga continha fluoreto de sódio.

Após a repercussão do caso, a empresa afirmou que a mudança na fórmula é segura. A marca afirma que o fluoreto de estranho é seguro e usado em cremes dentais ao redor do mundo, mas reconheceu que algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a ingredientes como fluoreto de estranho e corantes. Nesses casos, a Colgate recomenda a interrupção do uso do produto. 

saúde
interdição
Banner
Relacionadas