Sábado, 3 de maio de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Família enterra idosa com as próprias mã...

Família enterra idosa com as próprias mãos em cemitério de Miranorte

Bisneta da idosa alega que coveiro responsável pelo enterro estava embriagado

Por: Mavi Oliveira

07/01/202517h19Atualizado

Uma idosa de 87 anos foi sepultada por familiares devido à ausência de um coveiro no Cemitério São João Batista, em Miranorte do Tocantins. O enterro, que ocorreu no último domingo (5), foi marcado por problemas. A bisneta da idosa, Ana Gabryele Costa, de 24 anos, relatou ao Manchete do Tocantins o episódio.

Familia enterra idosa com as próprias mãos em cemitério de Miranorte | Foto: Arquivo pessoal

Familia enterra idosa com as próprias mãos em cemitério de Miranorte | Foto: Arquivo pessoal


A idosa, identificada como Maria José Noleto, faleceu no sábado (4). O funeral aconteceu às 11h do domingo (5) e o enterro estava marcado para 17h do mesmo dia. Ana Gabryele relatou que combinou com o coveiro, mas, ao chegar no cemitério, a jovem e sua família procuraram por ele, mas não o encontraram.

"Esperamos por meia hora e o coveiro não apareceu. Então, resolvemos fazer nós mesmos o enterro dela", disse Ana, que detalhou sobre o estado da cova onde o caixão seria enterrado. "A cova dela estava inundada de água porque eles não colocaram nenhuma lona por cima, nenhuma tenda, nada. Procurei por balde, alguma coisa que conseguisse tirar água da cova".

A bisneta relatou que, além do local estar alagado, ela precisou entrar na cova para retirar a água, tarefa que foi concluída com a ajuda de um primo.

O irmão, com o apoio do pai e de dois primos de Ana, desceu o caixão na cova. De acordo com a bisneta, o caixão foi colocado sem sofrer arranhões ou danos. Em seguida, começaram a cobrir a cova com terra, mas, devido à falta de equipamentos adequados, a família teve que improvisar utilizando as mãos, pedaços de telhas e cerâmica. "E assim terminamos de enterrar, de fazer todo o procedimento", afirmou Ana Gabryele.

Vídeo no cemitério

A prima e a mãe de Ana Gabryele tiveram a ideia de gravar um vídeo para questionar a prefeitura sobre o descaso que ocorreu no cemitério. A gravação repercutiu nas redes sociais. 

Segundo Ana, o coveiro alegou que o sepultamento estava marcado para o dia 6 de janeiro. Em nota, a prefeitura de Miranorte lamentou o ocorrido e disse que está à disposição  da família para "oferecer o suporte necessário".

miranorte
enterro
tocantins
Banner
Relacionadas