Aos 97 anos de nascimento, Siqueira Campos é lembrado por líderes políticos
O ex-governador faleceu em 4 de julho de 2023
Por: Beatriz Pontes
01/08/2025 • 11h00
Siqueira Campos é homenageado por autoridades políticas nesta sexta-feira (1º), que representaria o seu aniversário de 97 anos. Missa em celebração ao legado do ex-governador foi realizada no Museu Palacinho em Palmas.

Foto: Divulgação | ATN
O representante foi figura importante na criação do Tocantins e ocupou diversos cargos durante sua vida política, sendo senador, deputado federal e governador do Tocantins por quatro mandatos. Ele faleceu em 4 de julho de 2023.
Além da cerimônia em Palmas, que contou com um discurso de seu filho, o prefeito de Palmas Eduardo Siqueira Campos (Podemos), o ex-governador recebeu homenagens de representantes nas redes sociais.
A senadora Professora Dorinha (União Brasil), que foi secretária da Educação durante a gestão de Siqueira, prestou homenagens em suas redes sociais. “Hoje, celebramos os 97 anos de nascimento de Siqueira Campos. Visionário e determinado, foi o grande responsável pela criação do nosso Estado e pelo início da sua construção. Sua coragem e dedicação deixaram um legado que continua guiando gerações. Gratidão eterna a quem sonhou e fez acontecer”, afirmou.
O presidente da Assembleia Legislativa (Aleto) também publicou texto em seu perfil do Instagram agradecendo a contribuição do parlamentar na sua formação política. “Com ele, aprendi a amar e a cuidar do Tocantins e do povo Tocantinense”, escreve.
O vereador Carlos Amastha (PSB) declarou em publicação “É impossível negar: sem ele, o Tocantins como conhecemos hoje não existiria”, e continua “Hoje, mais do que lembrar da ausência, é dia de reconhecer a presença que ele ainda tem as ruas, nos prédios públicos, nas decisões que moldaram o nosso futuro”, escreve em referência a luta do governante no movimento separatista.
Durante a cerimônia no Museu Palacinho o atual prefeito de Palmas e único herdeiro do legado político do 1º governador do estado, discursou pontuando os feitos de seu pai na criação do Tocantins.
Diversas outras autoridades aproveitaram a data para celebrar o legado de Siqueira Campos.