Projeto que autoriza venda de ações da Energisa no Tocantins passa na CCJ da Aleto
Parlamentar defendeu a retirada do tema da pauta até que fosse devidamente debatido em audiência
Por: Mavi Oliveira
25/06/2025 • 16h30 • Atualizado
O Projeto de Lei nº 10/2025, que autoriza o governo do estado a vender parte das ações que possui na Energisa Tocantins Distribuidora de Energia, foi aprovado nesta terça-feira (25) pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Tocantins. O deputado Professor Júnior Geo (PSDB) foi o único integrante da comissão a votar contra o parecer favorável.

Foto: Koró Rocha | Aleto
O parlamentar apresentou voto alternativo pela rejeição da proposta e defendeu que o tema fosse retirado de pauta até ser debatido em audiência pública.
“Queremos saber se a população, que é a verdadeira dona dessas ações, concorda com a venda. Se a Energisa dá lucro, por que vender? O governo fala em investimento na saúde, mas não apresenta dados concretos. Estamos autorizando a venda de patrimônio sem saber os impactos reais”, afirmou o deputado.
Júnior Geo também questionou a intenção do governo de revogar a legislação que obriga o Estado a manter pelo menos 20% das ações da empresa. “Na prática, isso abre caminho para vender tudo. O Estado perderia qualquer poder de influência na empresa”, apontou.