Professora denuncia injúria racial em escola particular de Palmas
Mãe de aluna da unidade se referia a docente como "negrinha do cabelo cacheado"
Por: Mavi Oliveira
08/10/2025 • 15h30 • Atualizado
A professora de uma escola particular de Palmas denunciou a mãe de uma aluna por ofensas racistas. Segundo ela, a mulher passou vários dias se referindo a ela como "negrinha do cabelo cacheado" durante a entrega da criança na unidade. O caso foi registrado na 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Vulneráveis (DEAV).

Foto: DICOM SSP TO
A vítima afirma que inicialmente evitou denunciar por medo de perder o emprego, mas procurou a polícia após a repetição das ofensas. O inquérito deve ouvir vítimas, testemunhas e a mãe da criança.
Investigação
Em nota ao Manchete do Tocantins, a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) informou que instaurou um inquérito para investigar o caso.
Confira a nota na íntegra:
"A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins informa que a 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Vulneráveis (1ª DAV - Palmas) instaurou Inquérito Policial para apurar a suposta prática de crime de discriminação racial, nos termos da Lei 7 716/89, que teria sido praticado contra uma docente de uma Instituição Educacional Particular da Capital.
Informa ainda que as investigações tiveram início a partir do registro de um Boletim de Ocorrência relatando crime de injúria racial, no entanto, na análise do caso, a autoridade policial titular da 1ª DAV, alterou a tipificação para possível crime de discriminação racial. A SSP informa ainda que o inquérito corre em sigilo e mais informações serão divulgadas em tempo oportuno."