Metade dos brasileiros que bebem diz ter consumido menos álcool no último ano
Os dados são de uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha entre os dias 8 e 11 de abril
Por: Manchete do Tocantins
04/05/2025 • 11h40
Quando se trata do consumo de bebidas alcoólicas, a população brasileira está praticamente dividida: 51% dos adultos afirmam consumir álcool, enquanto 49% dizem não fazê-lo. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha entre os dias 8 e 11 de abril, com 1.912 entrevistados maiores de 18 anos em 113 municípios de todas as regiões do país.
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%. O levantamento também revelou que, entre os que ingeriram álcool no último ano, 53% relataram uma redução no consumo, 12% disseram ter aumentado a ingestão, e 35% afirmaram que ela se manteve estável.

Foto: Arquivo | Agência Brasil
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o brasileiro consome, em média, 7,7 litros de álcool por ano. Na semana anterior à pesquisa, os entrevistados que bebem relataram ter consumido uma média de 4,5 doses - sendo uma dose definida como um copo, lata, taça ou drinque de bebida alcoólica.
A OMS declarou, em 2022, que não há quantidade segura para o consumo de álcool. Estudos científicos têm associado o consumo da substância a riscos elevados de doenças como hipertensão, depressão e vários tipos de câncer, incluindo o de mama, mesmo em pequenas quantidades. Há também indícios de que o álcool contribui para o envelhecimento precoce do cérebro.
As entrevistas foram realizadas presencialmente com brasileiros maiores de idade, respeitando o marco legal para o consumo de álcool no país.