Lula se retrata após dizer que traficantes são vítimas dos usuários
Presidente reforçou que o governo tem compromisso no combate às organizações criminosas
Por: Mavi Oliveira
24/10/2025 • 18h32
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se retratou nesta sexta-feira (24) após a fala em que referiu a traficantes de drogas como "vítimas dos usuários". Segundo ele, foi uma "frase mal colocada".
Foto: Ricardo Stuckert | PR
Em pronunciamento nas redes sociais, Lula reforçou que é contra o crime organizado e citou ações de seu governo que miram as organizações criminosas, como a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública enviada ao Congresso.
"Fiz uma frase mal colocada nesta quinta (23) e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado", publicou o chefe do Executivo.
"Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado", acrescentou.
Durante coletiva de imprensa hoje em Jacarta, Indonésia, Lula disparou críticas contra as ações dos Estados Unidos contra narcotraficantes na costa da Venezuela, e disse que são os países da América do Sul que têm a responsabilidade de combater o crime em seus territórios.
"Toda vez que a gente fala em combater o tráfico de drogas, provavelmente seria mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também. Você tem gente que vende porque tem gente que compra, e tem gente que compra porque tem gente que vende."

