Lula se emociona ao falar sobre fome de crianças palestinas em Gaza
O discurso ocorreu durante o Cine Alvorada
Por: Beatriz Pontes
08/08/2025 • 10h00
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não conteve a emoção ao falar sobre a morte de crianças palestinas pela fome e desnutrição na Faixa de Gaza, durante discurso realizado no Cine Alvorada. O evento aconteceu na noite de quinta-feira (7), no Palácio da Alvorada.

Foto: Valter Campanato | Agência Brasil
“Agora nós chegamos a cretinice de negar comida e água para as crianças e matá-los? Não tem que negar comida”, afirma o presidente em referência ao bloqueio de Israel à entrada de ajuda humanitária internacional em Gaza.
Em julho de 2025 a fome entre os palestinos da Faixa de Gaza atingiu o patamar 5, que é considerado o mais grave na classificação sobre segurança alimentar. O que significa que a população no território vive uma catástrofe humanitária em razão da fome generalizada.
O combate à fome é uma pauta fortemente debatida no governo Lula que recentemente comemorou a saída do Brasil do Mapa da Fome. O estudo O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 (SOFI 2025), produzido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) , foi divulgado em 28 de julho deste ano durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas (ONU) (UNFSS+4), na Etiópia.