Morre aos 76 anos José Carlos Leitão, pioneiro na criação do Tocantins
Jornalista e publicitário teve papel decisivo na luta pela emancipação do Estado
Por: Maria Rita Silva Sena
13/10/2025 • 08h00
O Tocantins perdeu neste domingo (12) um de seus grandes nomes, o jornalista, publicitário e empresário José Carlos Leitão, que morreu aos 76 anos, em Brasília, após complicações decorrentes de um câncer de próstata. O velório e o sepultamento devem ser definidos nesta segunda-feira (13), com a chegada de uma filha que está no Canadá.

Foto: Divulgação
Natural de Novo Acordo, então distrito de Porto Nacional, Leitão teve papel decisivo na luta pela emancipação do norte goiano. Ele presidiu a Comissão de Estudos dos Problemas do Norte Goiano (Conorte), entidade que se tornou uma das principais forças na mobilização que resultou na criação do Estado do Tocantins, em 1988.
Além do protagonismo político, Leitão construiu uma carreira de destaque na publicidade nacional, sendo eleito Publicitário do Ano por dois anos consecutivos. Reconhecido por seu carisma e trânsito entre políticos, jornalistas e empresários, deixou um legado de compromisso e amor pelo Tocantins.
O radialista e amigo Clayton Aguiar prestou homenagem emocionada: “Hoje me despeço de um grande amigo, José Carlos Leitão. Tocantinense de Novo Acordo, jornalista e publicitário de renome, foi um dos protagonistas na luta pela criação do Tocantins. Descanse em paz, meu amigo. Você foi um guerreiro.”