Idoso morre em festa após tomar tadalafila no MT
Homem de 66 anos sofreu mal súbito enquanto dançava durante evento no interior do estado; ele usava marca-passo e havia ingerido o medicamento antes da festa.
Por: Manchete do Tocantins
03/05/2025 • 14h30
Um homem de 66 anos morreu após sofrer um mal súbito enquanto dançava na tradicional Festa do Trabalhador, em São Pedro da Cipa (MT), na tarde desta quinta-feira (1º). Segundo testemunhas, ele havia ingerido tadalafila, medicamento para disfunção erétil, antes do evento. A vítima usava marca-passo e estava acompanhada de um amigo que relatou a informação às equipes de saúde. Apesar das tentativas de reanimação no local, o idoso não resistiu e teve o óbito confirmado no Hospital Municipal de Jaciara.

Foto: Reprodução | TV Globo
A morte reacende o alerta sobre o uso indiscriminado da tadalafila, vendida livremente em farmácias. O Conselho Regional de Medicina (CREM) alerta para os riscos da automedicação, especialmente em pessoas com histórico cardíaco. O coordenador da Câmara Técnica de Urologia, Joaquim Francisco de Almeida, afirmou que o uso do medicamento sem respaldo médico pode representar falha ética e colocar a vida do paciente em risco.
Embora indicada para disfunção erétil, a tadalafila tem sido usada de forma inadequada como pré-treino por seu efeito vasodilatador. Especialistas ressaltam que não há comprovação científica para esse uso alternativo. Segundo dados do setor farmacêutico, o medicamento foi o segundo mais vendido no Brasil em 2023, com mais de 43 milhões de unidades comercializadas.