Domingo, 4 de maio de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Idoso morre em festa após tomar tadalafi...

Idoso morre em festa após tomar tadalafila no MT

Homem de 66 anos sofreu mal súbito enquanto dançava durante evento no interior do estado; ele usava marca-passo e havia ingerido o medicamento antes da festa.

Por: Manchete do Tocantins

03/05/202514h30

Um homem de 66 anos morreu após sofrer um mal súbito enquanto dançava na tradicional Festa do Trabalhador, em São Pedro da Cipa (MT), na tarde desta quinta-feira (1º). Segundo testemunhas, ele havia ingerido tadalafila, medicamento para disfunção erétil, antes do evento. A vítima usava marca-passo e estava acompanhada de um amigo que relatou a informação às equipes de saúde. Apesar das tentativas de reanimação no local, o idoso não resistiu e teve o óbito confirmado no Hospital Municipal de Jaciara.

Foto: Reprodução | TV Globo

Foto: Reprodução | TV Globo


A morte reacende o alerta sobre o uso indiscriminado da tadalafila, vendida livremente em farmácias. O Conselho Regional de Medicina (CREM) alerta para os riscos da automedicação, especialmente em pessoas com histórico cardíaco. O coordenador da Câmara Técnica de Urologia, Joaquim Francisco de Almeida, afirmou que o uso do medicamento sem respaldo médico pode representar falha ética e colocar a vida do paciente em risco.

Embora indicada para disfunção erétil, a tadalafila tem sido usada de forma inadequada como pré-treino por seu efeito vasodilatador. Especialistas ressaltam que não há comprovação científica para esse uso alternativo. Segundo dados do setor farmacêutico, o medicamento foi o segundo mais vendido no Brasil em 2023, com mais de 43 milhões de unidades comercializadas.

brasil
tadalafila
Banner