Decreto cria Centro de Capacitação e Empoderamento Feminino no Tocantins
Serão ministrados cursos para promover a autonomia econômica feminina
Por: Beatriz Pontes
27/08/2025 • 09h00
Mulheres em situação de vulnerabilidade sociais poderão ser atendidas pelo Centro de Capacitação e Empoderamento Feminino (Ccef), instituído pelo Decreto nº 6.999 foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE/TO) do dia 20 de agosto.

Foto: Divulgação
Com o objetivo de promover a autonomia econômica, fortalecer capacidades produtivas e ampliar a inclusão socioprofissional das mulheres tocantinenses o Ccef vai oferecer cursos, oficinas, mentorias, seminários e ações de inclusão produtiva. As Unidades de Formação do Ccef serão instaladas nas Casas da Mulher Tocantinense que já estão em funcionamento.
Os cursos podem ser feitos de maneira presencial ou a distância e são voltados à geração de trabalho e renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social, mães solo, negras, indígenas, residentes em áreas periféricas, empreendedoras e estudantes em busca de inserção no mercado de trabalho.
A secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, destaca a importância da iniciativa. "O Ccef representa mais do que capacitação: é uma oportunidade real para que as mulheres conquistem autonomia econômica, fortaleçam suas habilidades e participem ativamente do desenvolvimento do Tocantins”, afirma.