Quinta-feira, 7 de agosto de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Ato em Palmas pede anistia a Bolsonaro e...

Ato em Palmas pede anistia a Bolsonaro e impeachment de Moraes

Apoiadores defendem a anistia ao ex-presidente e aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro

Por: Manchete do Tocantins

04/08/202508h30Atualizado

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ocuparam a Praça dos Girassóis em Palmas na tarde do domingo (3). Eles defenderam a anistia ao ex-presidente e aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro, apoiaram as tarifas impostas ao Brasil anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e pediram o impeachment e a prisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Foto: Reprodução | Instagram

Foto: Reprodução | Instagram


O ato na capital contou com o apoio de políticos de direita, como os deputados federais Eli Borges (PL) e Vicentinho Júnior (PP), e a deputada estadual Janad Valcari (PL). Houve manifestações semelhantes em outras cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. 

Durante o ato, o deputado Vicentinho Júnior discursou destacando o papel da população. “Fazemos a nossa parte, e o povo brasileiro faz o restante”, declarou. Ao compartilhar imagens da mobilização em suas redes sociais, o parlamentar Eli Borges escreveu: “A liberdade não se negocia. Neste domingo estivemos nas ruas na mobilização em prol da nossa liberdade.”

Anistia

O ato pede anistia ampla aos envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes, ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Na ocasião, manifestantes depredaram o Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional e o Palácio da Alvorada, sede do Executivo Federal, na intenção de impedir o governo empossado em 1º de janeiro por meio de um golpe de Estado.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República, os ataques representaram o ponto culminante de uma articulação golpista iniciada em meados de 2021, marcada por ataques sistemáticos às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral, que se intensificaram durante a campanha e continuaram após o resultado das eleições de 2022.

anistia
8 de janeiro
Banner
Relacionadas