Quinta-feira, 8 de maio de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Após saída de Lupi, PDT rompe com base...

Após saída de Lupi, PDT rompe com base de Lula na Câmara

Partido afirma que decisão foi unânime e adota postura de “apoio crítico”

Por: Manchete do Tocantins

06/05/202516h00Atualizado

O PDT anunciou nesta terça-feira (6) que não faz mais parte da base de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados. A decisão foi tomada após a demissão do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, sem que houvesse acordo prévio com a bancada para a nomeação do substituto, Wolney Queiroz, também filiado ao partido. Segundo dirigentes da legenda, a partir de agora o PDT seguirá com “independência e apoio crítico” ao governo.

Foto: Marina Ramos | Câmara dos Deputados

Foto: Marina Ramos | Câmara dos Deputados


A saída ocorre em meio à insatisfação da sigla com a condução das trocas ministeriais pelo Planalto, comparada por pedetistas à recente crise no União Brasil. O descontentamento do PDT se agravou após a operação da Polícia Federal que revelou fraudes no INSS, quando o partido ameaçou deixar a base caso Lupi fosse retirado do cargo. A decisão de rompimento foi tomada em reunião da bancada e, segundo interlocutores, de forma unânime.

Apesar de Wolney ser ligado a Lupi e ter exercido o cargo de secretário-executivo na Previdência, deputados afirmam que sua nomeação não foi discutida com a legenda. A bancada já vinha cobrando maior representatividade na Esplanada dos Ministérios e espaços com “capilaridade eleitoral” visando as eleições de 2026. Atualmente, o PDT é presidido por André Figueiredo (CE), enquanto Lupi mantém papel de liderança na sigla

política
lula
câmara
Banner
Relacionadas