Vaticano canoniza Carlo Acutis, jovem conhecido como 'influencer de Deus'
Jovem italiano que evangelizou pela internet, teve milagre reconhecido no Brasil
Por: Maria Rita Silva Sena
07/09/2025 • 15h35 • Atualizado
O Vaticano canonizou Carlo Acutis, jovem italiano conhecido como “influencer de Deus” por evangelizar pela internet. A cerimônia, presidida pelo papa Leão XIV, também incluiu a canonização de Pier Giorgio Frassati, jovem que ajudava os necessitados e faleceu de poliomielite. Durante o evento, o papa destacou que ambos são exemplos de santidade e atenção aos mais necessitados. “Carlo gostava de dizer que o céu sempre nos esperou e que amar o amanhã é dar o melhor de nós hoje”, afirmou.

Foto: Divulgação
Segundo o Vaticano, 36 cardeais, 270 bispos e centenas de padres participaram da missa, evidenciando o impacto dos novos santos para a Igreja e os fiéis. Conhecido como padroeiro da internet, Acutis usou seus conhecimentos em computação para criar sites e divulgar a fé católica, inspirando jovens ao redor do mundo.
Ele nasceu em Londres, mas foi criado em Milão, onde se tornou devoto da Virgem Maria e mantinha rotina diária de missa e oração. Carlo faleceu em 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora Aparecida, vítima de leucemia, e foi beatificado em 2020 após o reconhecimento de um milagre no Brasil.
O milagre envolveu a cura de uma criança em Campo Grande (MS), que se recuperou após tocar em uma relíquia do jovem italiano, segundo o padre Marcelo Tenório. A Igreja e os devotos celebram a canonização como inspiração para unir fé e tecnologia, seguindo o exemplo de Carlo Acutis na evangelização moderna.