Práticas comerciais do Brasil são alvo de investigação dos EUA
O representante do Comércio dos EUA iniciou uma investigação sobre práticas comerciais “injustas” do Brasil
Por: Manchete do Tocantins
16/07/2025 • 11h30
Uma semana após a imposição de 50% de tarifa sob importações brasileiras, Jamieson Greer, representante do Comércio dos Estados Unidos, informou na terça-feira (15) que iniciou uma investigação sobre práticas comerciais ditas como “injustas” do Brasil.

Foto: Isac Nóbrega | PR
A investigação, orientada pelo presidente Donald Trump é justificada por Greer com base na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974. Trump já utilizou desta mesma normativa para respaldar investigações em outros países, como a China.
Para Greer, a investigação tem o intuito de decidir se o tratamento dado pelo Brasil ao comércio digital e ao pagamento de serviços eletrônicos (Pix), é “insensato ou discriminatório e onera ou restringe o comércio dos EUA”.
Greer cita como possíveis prejudicados por práticas comerciais injustas impostas pelo Brasil empresas de mídia social, trabalhadores, agricultores e inovadores de tecnologia. “Determinei que as barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil merecem uma investigação completa e, potencialmente, uma ação responsiva”, afirma o representante do Comércio dos Estados Unidos.