Naturatins suspende queima controlada no Tocantins de julho a outubro
A medida visa prevenir queimadas durante o período de estiagem
Por: Beatriz Pontes
09/07/2025 • 11h30 • Atualizado
O Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) estabeleceu a suspensão para emissão e vigência de Autorizações Ambientais de Queima Controlada (AQC) em todo o estado entre os dias 20 de julho até 30 de outubro. A suspensão publicada no Diário Oficial do Estado da última segunda-feira (7) visa prevenir queimadas durante o período de estiagem.

Foto: Fernando Alves | Governo do Tocantins
Segundo a diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Perla Oliveira, a medida é essencial para prevenir a propagação do fogo durante a seca no estado. “A suspensão busca evitar a casos de incêndios durante o período de estiagem, protegendo os ecossistemas e mitigando os impactos negativos sobre a biodiversidade e a qualidade do ar”, afirma.
Em nota, a Naturatins explica que essa suspensão é realizada anualmente durante o período de estiagem em regiões que, historicamente, possuam o risco de incêndios, que se manifesta na vegetação seca do Cerrado.
A Portaria nº 155/2025 não engloba às ações de prevenção e combate a incêndios florestais, desenvolvidas nas Unidades de Conservação (UCs) e nas comunidades tradicionais do Tocantins, assim como atividades voltadas para fins educacionais e de agricultura de subsistência.