Quarta-feira, 3 de setembro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Mais de 210 produtos irregulares no comé...

Mais de 210 produtos irregulares no comércio são apreendidos no Tocantins

Agência de Metrologia apreendeu 213 itens, sendo 153 adaptadores, 34 isqueiros e 26 panelas metálicas

Por: Mavi Oliveira

04/07/202513h49Atualizado

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Tocantins (AEM) realizou uma operação nos municípios de Pium, Nova Rosalândia e Conceição do Tocantins, fiscalizando 18 estabelecimentos comerciais.

A ação resultou na apreensão de 2.482 produtos irregulares, a maioria exigindo o Selo de Certificação do Inmetro. Entre os itens apreendidos, destacam-se 153 adaptadores, 34 isqueiros e 26 panelas metálicas, totalizando 213 unidades fora dos padrões exigidos.

Foto: Brenda Ramos | Governo do Tocantins

Foto: Brenda Ramos | Governo do Tocantins


A certificação é o instrumento de proteção ao consumidor, que atesta que o produto cumpre os requisitos das normas ou os regulamentos técnicos. A certificação compulsória (obrigatória) é para produtos não que coloquem, de alguma forma, a vida ou a saúde do consumidor em risco.

Esses produtos são fiscalizados pela Agência de Metrologia no momento da sua comercialização e, por isso, devem conter a marca do Inmetro. Panelas, brinquedos, eletrodomésticos, eletroportáteis, dispositivos elétricos, extintores de incêndio, estão entre os itens.

O presidente da Agência de Metrologia, Ronan Dorneles de Sousa, aponta que o trabalho da área de Qualidade da Agência é fundamental para a as relações comerciais de consumo, especialmente por proporcionar credibilidade à sociedade.

Metrologia
apreensão
Banner