Corrida Agosto Lilás reuniu mais de mil atletas em Palmas
A prova busca dar visibilidade à violência de gênero e incentivar seu combate
Por: Beatriz Pontes
11/08/2025 • 08h30
Mais de mil pessoas se reuniram na manhã do domingo (10) para participar da Corrida Agosto Lilás. A 3ª Meia-maratona de Palmas pelo Fim da Violência contra as Mulheres reuniu atletas profissionais, amadores e entusiastas das corridas com percursos de 21 KM, 10 KM e 5 KM, nas categorias masculina e feminina.

Foto: Lia Mara
A prova teve como objetivo conscientizar e mobilizar a comunidade para o enfrentamento da violência de gênero. Ao longo do percurso, no trecho entre o Espaço Cultural e a Avenida LO-09, faixas exibiam mensagens de empoderamento e alerta, como “Não se cale! O silêncio protege o agressor” e “Não é Não!”.
Segundo a secretária municipal da Mulher de Palmas, Solange Duailibe, a meta é de que os casos de violência contra a mulher e feminicídio zerem. “Nossa determinação é que, um dia, possamos festejar a meta de nenhuma morte ou ato de violência em razão do gênero”, frisou.
Para o secretário-executivo da Fundesportes, Lucian Baldon, a Corrida Agosto Lilás é a prova de que o esporte vai muito além da competição. “Esta corrida foi uma ferramenta simbólica de mobilização, de fortalecimento da luta pelos direitos das mulheres e da construção de uma sociedade mais segura e justa para todas”, afirmou.
No fim da corrida, os participantes receberam medalhas, frutas e água, além de serviços de massagem. Os cinco primeiros colocados de cada modalidade e categoria ganharam troféus.