Aos 80 anos, Ana Lúcia Torre se emociona ao admitir problemas de memória
Atriz refletiu sobre carreira e envelhecimento durante participação no Encontro
Por: Mavi Oliveira
25/11/2025 • 15h00
Ana Lúcia Torre, de 80 anos, emocionou o público durante participação no Encontro desta terça-feira (25). A atriz admitiu estar enfrentando problemas de memória, além de refletir sobre a carreira e o envelhecimento. A artista comentou que nem sempre consegue decorar os textos com a mesma facilidade de antes, mas afirmou que a maturidade trouxe uma nova perspectiva para o trabalho.
"Tenho o enorme prazer de fazer aquilo que faço. Acho que isso traz felicidade para as pessoas", iniciou.
Foto: Reprodução | TV Globo
"Não importa o trabalho que você tenha, nem a profissão que escolha… Eu dizia ao meu filho, quando ele era pequeno, para ele fazer o que gosta. Temos que encontrar felicidade naquilo que fazemos, porque trabalhamos muito", pontuou a atriz.
A atriz contou que carrega muitas de suas personagens dentro de si, após anos de trabalho, e que a experiência a ajuda a lidar com a pressão. "Sinto que tenho mais tranquilidade para fazer meu trabalho. Não que eu chegue e faça com os pés nas costas, mas faço com muita vontade e empenho", refletiu.
Torre revelou que chegou a criar um combinado com um colega e com a plateia para quando acaba esquecendo algo da cena. "Se por acaso eu esqueço alguma coisa e me atrapalho, eu olho para ele [pianista] e pergunto. É um combinado nosso e da plateia, porque digo que isso pode ocorrer", ressaltou.
Segundo Torre, o envelhecimento a trouxe serenidade. "Apesar da disposição, às vezes a memória não é tão maravilhosa. É uma tranquilidade que a maturidade me deu, tanto no trabalho quanto na vida", concluiu.

