Terça-feira, 11 de novembro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Ex-secretário é acusado de atender inter...

Ex-secretário é acusado de atender interesses do deputado Olyntho Neto

Cristiano Sampaio é réu em uma ação criminal que investiga um suposto esquema de aparelhamento da Polícia Civil

Por: Manchete do Tocantins

26/01/202511h37Atualizado

O delegado federal e ex-secretário de Segurança Pública no governo de Mauro Carlesse (Agir), Cristiano Sampaio, teria atuado para atender aos interesses do deputado estadual Olyntho Neto (Republicanos).

As informações são da Polícia Federal, em uma denúncia do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (GAECO), e foram divulgadas pela TV Anhanguera.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


De acordo com a denúncia do Ministério Público do Tocantins, divulgada pela emissora, Cristiano Sampaio integrou uma suposta organização criminosa no governo Carlesse, que atrapalhava as investigações sobre corrupção na gestão estadual. Cristiano Sampaio é réu em uma ação criminal que investiga um suposto esquema de aparelhamento da Polícia Civil.

O grupo, conforme a denúncia, chegou a transferir em massa delegados de funções para evitar o aprofundamento de investigações. Olyntho Neto teria recomendado a Cristiano Sampaio, no 10 de agosto de 2021, a produzir reportagens contra advogados de delegados que, na época, abriram inquéritos contra pessoas ligadas ao parlamentar.

Olyntho Neto era aliado do governo Mauro Carlesse no período. Em outra ocasião, Cristiano questionou a Olyntho Neto se um vereador de Araguiana, que havia solicitado a remoção de um servidor na SSP, fazia parte de seu grupo político. O secretário deixou claro que faria tudo ao seu alcance para atender às demandas do deputado.

O parlamentar não é investigado nem denunciado sobre este caso. A defesa de Cristiano Sampaio afirmou que todos os atos praticados durante seu período como secretário foram legais e respaldados por decisões judiciais. Já Olyntho Neto informou que sempre buscou uma relação institucional com o ex-secretário.

tocantins
política
Banner
Relacionadas