ARP multa BRK em quase R$ 1,8 milhão por extravasamento de esgoto em Palmas
Nova fiscalização descobriu mais um vazamento de esgoto com destino ao lago da capital
Por: Mavi Oliveira
13/10/2025 • 18h30
A Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP) multou a concessionária BRK Ambiental após descobrir um novo caso de extravasamento de esgoto na capital. A multa, no valor de R$ 1.762.992,00, foi aplicada nesta segunda-feira (13) após uma fiscalização apontar que o vazamento de efluentes não tratados continuava ativo e atingia o sistema de drenagem pluvial com destino ao lago do município.
Foto: Divulgação | ARP
A equipe de fiscalização da ARP identificou o vazamento de grande volume de esgoto bruto em dois Pontos de Visita (PV), na Arno 43 (407 Norte), Avenida NS-15, região norte da cidade na sexta-feira (10). Na ocasião, confirmaram, em flagrante, o extravasamento de grande volume de esgoto bruto proveniente do coletor do tronco da rede de esgotamento sanitário que conduz à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Norte.
O presidente da ARP, Marcelo Wallace, afirmou que a situação representa grave risco à saúde pública. “A conduta da concessionária gerou risco concreto e imediato à saúde pública, à segurança de pessoas e à integridade ambiental, uma vez que o escoamento contínuo de esgoto bruto em via pública resultou em exposição direta de efluentes não tratados, com potencial de contaminação microbiológica e química do solo, da drenagem pluvial e, consequentemente, do Lago de Palmas, corpo hídrico de relevância ambiental e turística para o Município”, disse.

